domingo, 25 de setembro de 2011

Exame de Sexagem Fetal


Quando engravidei em 2008 fiquei super curiosa para saber se estava esperando o Gael ou uma menina. Nunca chegamos a uma certeza em relação ao nome da menina, mas tínhamos algumas opções. Duas na verdade. Mas Gael sempre foi a primeira e única opção para menino. Eu sentia que era menino, só não falava para ninguém. Tinha medo de ser chamada de doida por ter isso tão forte dentro de mim, sei lá...

A cada ecografia aquela agonia doida pra saber o sexo. Só que o Gael tinha o tempo dele e quis contar pra nós bem mais tarde, com 5 meses. Foi nessa mistura de ansiedade com felicidade para poder chamar meu filho pelo nome já na barriga que descobri que existia um tal de exame de sexagem fetal. 

Aqui em Brasília sei que você pode fazer no Laboratório Sabin. Funciona assim: A partir da 9 semana, você pode descobrir o sexo do seu bebê tirando sangue, através da biologia molecular. A amostra pode ser recolhida do braço ou da barriga. MAS seu ninguém vai furar minha barriga.Jé é difícil ter que aguentar furarem o meu braço... Como ainda não é possível separar o DNA fetal da mãe, é possível analisar o DNA encontrado no sangue quando feto e mãe são geneticamente diferentes. O mais evidente é a presença do cromossomo Y nos fetos masculinos e a ausência do mesmo nas mães, pois mulheres têm dois cromossomos X e homens, um X e um Y. Assim,se tem um cromossomo  Y no seu sangue, com certeza, você pode estar grávida de um menino. Se não há, menina. Dizem que o exame pode te dar 99% de certeza a respeito do sexo do seu bebê. A partir da 13ª semana, esse acerto pode chegar a exatos 100%.

O exame não é barato, mas penso que vale o preço da pressa, da vontade, da curiosidade. É um exame que não é oferecido em qualquer lugar e por isso, tem o seu valor. Não sei exatamente quanto custa, mas acho que algo em torno de 350 reais e sei que eles dividem em 3x no cartão de crédito. 

Apesar de ter citado o tempo do Gael como determinante para saber isso na 1ª gravidez, as coisas mudaram um pouco agora. Naquela época, também não fizemos por termos outras prioridades financeiras e agora, com certo esforço, as coisas parecem ser possíveis.

Entrei na contagem regressiva. Que Deus queira que chegue a 9 semana bem rápido. 

beijos

Nenhum comentário :

Postar um comentário