segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Regras de etiqueta para visitas - O bebê chegou


O bebê chegou. Você está super empolgado para ver, cheirar, apertar e mostrar o quanto o ama. Só tem uma coisa. O bebê não é seu. Ele é de um amigo. Lembrando de como foi o meu pós-parto, elaborei algumas dicas para os visitantes que sempre serão bem-vindos.

Espere a hora certa
Apesar da chegada do bebê ser algo maravilhoso para todos, é bom esperar a hora certa para visitá-lo. Lembre-se que por mais próximo que você seja, a família, certamente, irá participar desse momento de forma "expressiva". Diante disso, talvez, seja melhor esperar até o bebê ir para casa para visitá-lo. Mas se, ainda assim, a sua ansiedade for grande e se você for alguém muito próximo dos pais, vá até o hospital, mas não demore muito no quarto. Ninguém vai te mandar embora, é claro, se você perguntar, mas é bom usar do bom senso. Parto sendo normal ou cesáreo exigi das forças da mãe. Ela vai estar meio cansadinha, precisando descansar. Sem contar que os pais também estão se adaptando a nova rotina do bebê. Eles precisam de espaço. Evite fazer surpresa. Ligue antes, pergunte se é uma boa hora e não fique com raiva se não for, ok?!

Faça silêncio
Tudo bem, esse é o seu jeito. Você é uma pessoa que fala alto e tals, mas tente baixar o volume na maternidade e também na casa do bebê. Mesmo que os pais não se importem muito é bom não exagerar. Pense que talvez, o recém-nascido tenha demorado a dormir na hora que você chegou e precise de silêncio para engatar no sono. Outra coisa é que, com a rotina meio punk por conta das mudanças na casa, os pais podem estar extremamente sensíveis, principalmente a mãe, e qualquer grande barulho pode irritar. Ainda que nenhuma dessas justificativas "colem" pra você, pense bem. Gritar não é legal de jeito nenhum e te garanto, com um bebê em casa, isso nunca vai ser bacana.

Evite conversar demais
Olha, uma das recomendações de um parto cesáreo para a mãe é que ela evite conversar demais nos primeiros dias. Isso enche ela de gazes e acaba causando muita dor nos pontos, na barriga. Então, se você resolver ir até a maternidade não fique conversando demais, perguntando duzentas coisas pra mãe, pedindo muitos detalhes do parto. Até arrisco dizer que nem é muito legal ficar também falando assuntos muito "pesados" com os pais. Qualquer alteração no humor dela, pode até atrapalhar o momento da amamentação que ainda é uma novidade para ela e para o bebê.  A recomendação dos pediatras é que as mães sempre procurem um lugar calmo para amamentar e se chegou essa hora, faça de tudo para proporcionar tranquilidade ao momento. Isso inclui até sair de perto mesmo, deixar os dois sozinhos, entender que o fim da visita chegou. Falo isso por experiência própria. Eu morria de vergonha de amamentar em público e toda vez que alguém chegava nessa hora, eu não me sentia mesmo a vontade. Principalmente, se fossem homens ou pessoas distantes...

Respeite 
Bom, como já disse, esse é um momento de adaptação até para os pais. Entenda que eles precisam de espaço, de compreensão e de muito amor nessa hora. Não fique falando que eles tão fazendo isso ou aquilo certo ou errado. Se eles te perguntarem, tudo bem. E se te perguntarem, tente não "detonar" a pessoa. Seja sempre amável. Alguns comentários podem não ajudar em nada. Eles estão aprendendo e mesmo que sejam pais de 2ª, 3ª ou até 4ª viagem, cada bebê é diferente e nem todas as regras se aplicam a todas as pessoas. Repito: Respeite, dê espaço, seja compreensivo sempre. 

É isso.

Beijos

PS: Pelo amor de Deus! Não diga que a mãe está gorda, uma bola ou coisas do tipo. Essa não é uma boa hora e nunca vai chegar o momento de você dizer isso. Não interessa a justificativa. Esse é o tipo de comentário que você nunca deve fazer mesmo. 

3 comentários :

  1. Gabi, você tem toda a razão! Outra coisa que me lembro bem, é que algumas pessoas inconvenientes chegavam da rua como estavam e pediam pra pegar o bebê. A gente até falava: "Fulano, lava as mãos, passa um álcool, coloca uma fralda em cima da camiseta pra não passar sujeira pro bebê", mas sempre tem aquela pessoa que não ouve.. é dose!

    bjuss

    ResponderExcluir
  2. Lavar as mãos é um item SUPER importante também,Mila. Concordo demais.

    ResponderExcluir
  3. Há dia e hora para tudo.
    "Há tempo para abraçar e tempo para afastar-se de abraçar".
    Casa da gente é a casa da gente. Casa dos outros é a casa dos outros.
    Visita boa é aquela que sabe chegar, sabe ficar e sabe sair.
    Como diz Glórinha Kalil: "Use de semancol; respeite horários e hábitos do seu visitado. Ele vai adorar te receber de novo."

    ResponderExcluir