quinta-feira, 14 de julho de 2011

Consulta de Rotina - 2 anos e 2 anos

Eu adoro essa cena do filme Amélie Poulain

Hoje o Gael tem consulta e a última vez que levei ele ao pediatra, sem ser na emergência, foi quando ele tinha 8 meses. Uma vergonha,né?! Mas ele é super saudável, meu povo. Não tem tido muitos problemas.

Uma coisa que fez as consultas serem mais distantes foi a minha dificuldade em encontrar um bom pediatra em Brasília, que atenda pelo meu plano de saúde. Olha, quando desisti de procurar levá-lo ao pediatra com frequencia, tinha ido em pelo menos 3 médicos TERRRÍVEIS....

Agora, o que me faz querer procurar um médico é para ver como está o desenvolvimento dele, o crescimento e o peso. Outra coisa é a questão da fimose.

Pra quem não sabe, não tem filho pequeno ainda, mas será mãe de menino...segue uma explicação, segundo o site ABC da Saúde.

O que é?

O pênis é composto por corpo e glande.

O corpo do pênis é a parte pendente do órgão, tendo na sua extremidade a glande, popularmente chamada de “cabeça” . O corpo do pênis contém os dois corpos cavernosos e o corpo esponjoso que envolve a uretra. Os corpos cavernoso e esponjoso são tecidos eréteis.

Na extremidade do pênis, o corpo esponjoso se dilata formando a glande na qual se encontra a extremidade final da uretra e o meato uretral (orifício uretral).

A pele envolve o pênis, sendo que, ao chegar perto da glande, ela se destaca e avança por sobre a glande, constituindo o prepúcio. O prepúcio é retrátil, ou seja, quando tracionado, expõe a glande. A incapacidade de expor a glande ao se tracionar o prepúcio é chamada de fimose.

A fimose é fisiológica (normal) em recém-nascidos, devido a aderências naturais entre o prepúcio e glande. Com o crescimento do pênis, ocorre uma separação natural entre o prepúcio e a glande.

Esse processo é ajudado por ereções que ocorrem ocasionalmente nas crianças maiores. Aos 3 anos de idade, 90% dos prepúcios podem ser retraídos e menos que 1% dos homens tem fimose aos 17 anos.


Algumas amigas me indicaram uma pomadinha para passar, mas achei melhor conversar com o pediatra primeiro.

Também me preocupo com o Gael adorar ficar descalço. Quero saber se não é melhor dar um remédio para verme pra ele. Aqui em casa tem grama e a Brita, nossa cachorra. Daí, é melhor conversar sobre isso com o médico,né?!

No mais, está tudo bem. Ele não está doente, com febre, fazendo tudo normal...

Vamos ver como será,né?!

Beijos

Um comentário :

  1. E aí, Gabi.. o que deu? Também to interessada nesse assunto! rs

    ResponderExcluir