quinta-feira, 14 de julho de 2011

Comer é bem legal - Hábitos saudáveis


















Os bons hábitos alimentares das crianças estão diretamente ligados aos hábitos alimentares dos pais. Quando a criança começa aprender a selecionar os alimentos que gosta,  levará em consideração o que os pais selecionam ao se alimentar.

Por aqui, escolhemos comer de tudo que é saudável, sem restrição. Até alimentos que não comiamos com tanta frequencia, nos esforçamos para inserir na nossa rotina com a finalidade de que o Gaelzinho pudesse experimentar de tudo.
Sei que por conta da nossa rotina, muitas vezes, pedimos ajuda aos alimentos industrializados: biscoitos, waffer, biscoitos recheados, pães, etc. As frutas são oferecidas nos sabores de balas, sorvetes e biscoitos.Alguns pais até reclamam que comer frutas faz muita sujeira e dá muito trabalho. Quando o nosso sacrifício maior é  lavar, descascar, picar e oferecer.

A mudança alimentar das crianças começa com o posicionamento dos pais. Se talvez estivermos falando que é a hora de uma reeducação alimentar infantil, toda a família será fundamental.

Aproveite as férias para deixar a fruteira cheia e tente oferecer as frutas de forma feliz ao seu filho. Feliz? Como é isso? É que muitos pais já vão com uma cara de tristeza quando precisam, por exemplo, dar uma melancia para a criança pela bagunça que pode fazer.

Lembro que a Lu, mãe do Samuca, me contou que toda vez que dava mamão para ele quando era pequeno, o menino chorava.  Digo CHO-RA-VA. Cuspia e começava, literalmente, a chorar. Quando ela foi conversar sobre isso com a pediatra afirmando que ele não gostava da fruta, a médica perguntou se ela já tinha oferecido para ele 10 vezes.

Acho que mais que vir só oferecer é criar alternativas. De repente, o menino não come a fruta pura, mas que tal uma vitamina ou tentar misturar pedacinho no iogurte. Ou até mesmo fazer uma papinha diferente. Bom, ninguém disse que essa parte ia ser fácil,né?! Se desistimos, vamos criar filhos com hábitos nada saudáveis e isso, afirmo, não é nada bom.

Salada de fruta é sempre uma opção legal. As cores são atrativas. Nada de leite condensado já de cara. Deixe que essas coisas, vão ser escolhidas com o tempo. Enquanto você pode ditar (no sentido mais literal mesmo. Mandar), tente fazer boas escolhas. Seu filho, como o meu de 2 anos, ainda não sabe o que é melhor para ele. E vai demorar demais pra saber....

Um receita legal que aprendi para introduzir o abacate para o Gael quando ele era menor foi a seguinte: Misturar o abacate e o mamão amassados com o suco de laranja lima.O suco é cortar a laranja e expremer o caldinho. A dose eu ia equilibrando a medida que provava. A intenção era que ele sentisse todos os gostos e não deixar só um evidente. Ele adorava e era super forte a refeição. Geralmente, eu dava no lanchinho da tarde. Só não dava todos os dias...Tentava variar com outras coisas.

Eu sei que a introdução dos alimentos é um período bastante delicado, mas coragem! Não é querendo te desanimar, pessoa. Esse é um desafio que dura muitos anos. Criatividade sempre e saúde também.

Beijos

Nenhum comentário :

Postar um comentário