domingo, 12 de junho de 2011

O que é ensinar?


A tarefa de ensinar não é fácil, principalmente para os pais de 1 ª viagem que ainda estão se adaptando a chegada do novo membro da família. Ainda assim, o exemplo em casa pode ser a chave para um aprendizado muito mais efetivo. Educar um filho exige uma mudança verdadeira dentro de nós. É um enorme desafio. 

Desde os 6 meses, tentava ensinar meu filho a falar ma-ma. Lá pelos 8 ou 9,  o menino começou a repetir por onde ia a palavra.O mais engraçado é que eu percebia que ele ainda não me ligava ao nome, mas contava a todos empolgada a evolução do ser humano.

Depois de um tempo, novas sílabas e vogais iam começando a fazer parte do seu vocabulário. Percebemos que ele do nada começou a dizer “ô”. Era ô pra lá e ô pra cá, todos os dias. Ninguém sabia o que significava, até o dia que eu cheguei do trabalho e olhando pra mim ele disse: - Ô. E sorriu.

Por mais que eu tentasse e conversasse com ele: “Filho, eu sou a má- mãe.” Ele resolveu me chamar como o pai dele carinhosamente me chamava: mô.  Fiquei refletindo em tudo que tentei passar pra ele até aquele momento e tive que reconhecer que o nosso jeito de viver é o maior exemplo. Nossos filhos nos assistem, observam e copiam tudo (e aqui digo TU-DO) o que fazemos. 

Daí, a muito tempo criei essa lista de 5 coisas que gostaria que ele aprendesse e que eu iria me empenhar para ensiná-lo. Fiz com elas um compromisso sério de tentar ser, para ele, um grande exemplo. 

A primeira é: Filho, ame as pessoas como você ama o papai e a mamãe
 
Não vale tentar enganar os pequenos. O modo como tratamos as pessoas em nossa casa, familiares, amigos e em qualquer lugar pode dizer muitas coisas. Isso inclui quando vamos até resolver as coisas por telefone, o que dizemos e como olhamos para as pessoas. Uma atitude amorosa ultrapassa os limites das palavras. Ela se revela num abraço e num sorriso. Por que quero que meu filho ame as pessoas? Por que o meu desejo é que ele também sempre seja tratado com amor. 




Outra coisa é o Respeito à vida

Pare de jogar comida fora, jogar lixo pelas ruas e desperdiçar água já. Há lugares onde as pessoas precisam disso e não tem. Não é fazer “terrorismo” com a criança, mas convencer o pequeno que essas coisas são valiosas e que precisam ser preservadas. Os animais também entram na lista. Não é nada bacana machucar os bichinhos. 




Valorize as pequenas coisas

O rosto de alegria do Gael ao ver o carrinho de madeira que o seu avô paterno fez não tem preço. Vale muito mais que comprar muitos e muitos brinquedos. Cantar as músicas preferidas, passar uma manhã no parque, festejar as pequenas conquistas do bebê é precioso. Ele aprenderá com você. Celebre cada pequeno passo.



Leia livros

A verdade é que isso é coisa que se ensine sim e eu tive que entender a importância. Acredito num mundo melhor a partir da educação e o conhecimento é um dos caminhos para isso.




 
Seja você mesmo

É valioso ser quem você é. Não se renda a todas as pressões da atualidade, só as boas. Pegue os bons exemplos e jogue os outros no lixo. Acredite que você foi gerado com muito amor e que nada pode apagar isso.




Essas são só 5 coisinhas, mas ainda existem muitas outras. Como disse, elas são um desafio pra mim também.

Então, quais são os comportamentos e atitudes que você quer que seu filho aprenda e que, de alguma forma,  você também precisa ou precisou aprender?! 

Beijos

Nenhum comentário :

Postar um comentário