quinta-feira, 26 de maio de 2011

Pra que serve o Teste do Pezinho?




Outro dia, estava na Agência fazendo uma matéria sobre Hipotireoidismo em mulheres, quando o entrevistado que é endocrinologista de um importante hospital nacional me soltou a seguinte informação:

“ Com relação a nascer com hipotireodismo é o chamado quadro do cretinismo e é por essa razão que fazemos o teste do pezinho nas nossas crianças. Em cada quatro mil nascimentos, uma criança vai nascer com alguma deficiência do hormônio tireodiano. Lembrando que o hiportireodismo congênito é a causa de retardo mental e retardo de desenvolvimento e que isso é facilmente sinalizado pelo teste do pezinho”.

Ok. Todo mundo já sabia para o que servia o teste do pezinho, menos eu?! Bom, não é que eu não sabia. O negócio é que eu sabia que era para detectar alguns problemas futuros, mas não sabia quais eram, especificamente. 

Diante disso, resolvi dar uma olhada com mais profundidade no assunto. 

Segundo informações do Ministério da Saúde toda criança nascida em território nacional tem o direito à triagem neonatal (Teste do Pezinho) que tem como objetivo primordial detectar doenças que podem causar seqüelas graves ao desenvolvimento e crescimento. São elas: Hipotireoidismo Congênito, Fenilcetonúria, Hemoglobinopatias e Fibrose Cística.

O Hipotireoidismo congênito é um mal hereditário que se desenvolve devido a uma deficiência na produção de um hormônio chamado de T4 da tireóide. E causa aqueles problemas que o médico disse aqui em cima. E isso tem cura? Como é o tratamento?

O tratamento da doença tem como base a reposição do hormônio tireoidiano T4, em doses personalizadas, já que cada criança tem necessidades individuais. Esse ajuste de dose deve ser supervisionado por um endocrinologista.

Dica importante: O Teste do Pezinho é apenas um teste de triagem. Um resultado alterado não implica em diagnóstico definitivo de qualquer uma das doenças, necessitando, de exames confirmatórios, segundo o Ministério da Saúde.

Outra coisa super importante é que o teste deve ser feito em um período que não é inferior a 48 horas de alimentação protéica (amamentação) e nunca superior a 30 dias. O ideal é entre o 3º e o 7º dia de vida. As mães devem ser orientadas sobre a importância do teste do pezinho e procurar um posto de coleta ou um laboratório indicado pelo pediatra dentro desse prazo.

Fica a dia, meninas! Façam o teste nos seus bebês.

É muito importante. Lembro bem que quem levou o Gael pra fazer foi a minha sogra. Eu senti que “meio ia sofrer muito” com ele chorando no exame. rs

É isso. Espero ter ajudado!

Beijos

PS: As minhas palavras e explicações são baseadas no que eu li na internet. Não em qualquer lugar,meu povo. Foi no portal do Ministério da Saúde,ok?! Eu, particularmente, até o considero uma fonte confiável.

Nenhum comentário :

Postar um comentário