quinta-feira, 26 de maio de 2011

Fim de Semana: Vá brincar


Sexta-feira é dia de idéias para o final de semana aqui no blog. Como na semana passada dei a minha receita de CupCake de dica, vamos sair de casa, nesse sábado ou domingo, nem que seja pro quintal, área de lazer, o que for para brincar com as crianças. Nada de acumular energia demais. Pode engordar e isso ninguém quer!rs



Passeia, Passeia


Foto: Flickr Lu Monte

O CCBB daqui de Brasília reformulou e reinaugurada há três meses, a exposição permanente CASULO, com peças do artista Darlan Rosa, conhecido internacionalmente.  O legal dessa exposição é que, como ela é destinada a interação, encanta adultos e crianças. Ou seja, se você levar seu filho, você e ele vão se divertir. São 4 peças gigantes feitas com decks de madeira reciclada e piso feito com pneus  para serem tocadas e descobertas, enfeitando os jardins do CCBB.

Casulo
Horário: Terça a Domingo,  das 9h às 21h
Local: Jardim do CCBB | SCES, Trecho 2, lote 22
Classificação Indicativa: Livre
Entrada franca



Bora ficar em casa mesmo



Já quem achou melhor ficar em casa e está sem criatividade para brincadeiras. Essa brincadeira se chama O Mundo das Bexigas e foi tirada de um livro bem legal que tenho chamado “150 jogos para o desenvolvimento infantil”. É indicada para bebês de 24 a 36 meses.

Se o seu filho já sabe o que é soprar, vamos a brincadeira:

  1.        Pegamos uma bexiga(balão), enchemos e damos o nó para que o ar não saia.

    2.  A criança deve ficar em uma mesa, não muito grande, de preferência retangular e você vai ficar na outra ponta. Contrária a que ele está.

    3.  Coloca-se o balão no centro da mesa e depois de um sinal combinado, começamos a soprá-lo, tentando empurrar para o outro lado da mesa. O objetivo e empurra o balão para a ponta contrária mesmo.

Mesmo que você prefira brincar no chão com o balão, faça uma linha de partida, como se fosse uma corrida de balão no chão. Se colocar obstáculos no chão, a brincadeira pode ficar ainda mais legal.

Isso vai ajudar o seu filho a : 

Melhorar o controle da boca e da respiração
Ensiná-lo a coordenar a respiração enquanto se movimento
Exercitar a percepção visual
Ensinará a antecipar situações e lidar com os imprevistos




Não, vamos lá pra fora hoje



Essa brincadeira é para os bebês mais novinhos de 12 a 24 meses e se chama Pulinho.

 1. Vá para fora de casa e ache um lugar onde seu filho possa subir com a sua ajuda ou sozinho. Nada muito alto. Comece aos poucos a brincadeira, com uma altura pequena do chão.

2. Nos colocamos agachados diante do bebê e seguramos em ambas as mãos dele com força para que se sinta seguro. Conte até três e peça ao bebê que pule. A medida que ele for ficando mais seguro, vai caindo aos nossos pés mais direitinho.

3. Com certeza, ele vai gostar da brincadeira e essa será uma boa oportunidade de fazer isso com ele, várias vezes, até que ele se canse. (Se um dia ele se cansar.rs)
 
 
Isso vai ajudar o seu filho a: 

Melhorar o controle psicomotor
Descobrir suas capacidades e limitações
Ensiná-lo a manter o equilíbrio
Perceber distâncias
Aumentar o dinamismo


É isso!
Beijos

Nenhum comentário :

Postar um comentário