sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

A primeira visita ao dentista



Dizem os especialistas da Sociedade Brasileira de Pediatria, no livro Filhos, que a primeira visita ao dentista deve feita a partir dos 2 anos de idade, ou antes, caso o pediatra encontro alguma coisa errada dentro da boquinha do seu filho. Bom, eu resolvi levar o Gael ao dentista pela primeira vez essa semana com ele com 2 anos e 8 meses. Preciso confessar que é bem raro um criança que seja saudável, pelo menos aparentemente, ser levada ao médico com muita frequência. Uma coisa que alguns pais fazem, mas que poucos assumem é que eles só levam os filhos ao médico quando alguma coisa, de fato, está errada.

Eu não vou negar. Faço parte desses pais malucos que vemos por aí e claro, o motivo para o Gael ter ido ao dentista foi o escurecimento de um dos dentes da frente. No começo deste mês percebi que o dentinho da frente dele, um deles, estava um pouco mais escuro que seu vizinho. Como não achei familiar o nome dos dentes da frente, vamos dizer que são os dentes da Mônica. Um deles, mas do Gael, estava mais escuro. Marquei o dentista.

Chegando lá, antes do menino sentar na cadeira da dentista ela pergunta onde ele bateu o dentinho ou se ele lembra onde caiu. Pronto! Não estou louca. Tem alguma coisa no dente desse menino. Até então eu ficava falando disso e sempre era ignorada. As pessoas sempre diziam: É dente de leite. Tá. Nem por isso deixou de ter alguma coisa errada lá.

Para minha surpresa que sou uma mãe bastante obcecada por escovar os dentes, Gael está cheio de plaquinhas que demonstram uma escovação não tão boa feita diariamente. E isso, quando falado a uma mãe obcecada por escovar os dentes, não é a coisa mais legal de se ouvir. Enfim, quando tia Kátia termina explica  a razão do dente do menino está assim:

- Olha, mãe. Isso aqui foi uma queda com certeza e teve uma hemorragia interna (Estamos falando de dentro do dente) como o sangue tem muito ferro acaba escurecendo o dentinho, mas o que você precisa observar a partir de agora é se a gengiva dele vai escurecer. Se isso acontecer, a gente vai ter que fazer um canal, mas é possível que o organismo absorva esse sangue que saiu ali e com isso, ele não precisará fazer nada.

Ah, que legal. Lá em casa todo mundo tem orgulho de ter dentes fortes e de ter tido a primeira cárie com 18 anos. Meu filho terá que fazer um canal com apenas 2 anos. Me faço de louca e pergunto a mesma coisa que todas as pessoas do mundo gostariam de saber.

- Mas num é de leite?! 

E me sinto uma retardada. Tia Kátia sorri e diz que é sim. O único problema é que o dente de leite só começa a cair com 6 anos de idade. Até lá se as coisas não ficarem boas, Gael poderá sentir muita dor com o dente escuro. 

A dentista também aproveitou o momento para falar da escovação dele. Ela explicou que como a criança nessa idade é muito inquieta é praticamente impossível fazer uma escovação excelente e que o jeito de tratar dos dentes é cuidando da alimentação.  Farinhas e doces, principalmente as grudentas jujubas,  devem ser evitados mesmo. Como isso é quase impossível de proibir já que quase todo ser humano que quer conquistar uma criança tira um doce da bolsa, o ideal é dar após o almoço. E não, nunca um pacote de jujuba. Se for oferecer a criança é melhor que seja uma só.

Em relação aos alimentos liberados ela lembra das frutas com casca e explica que isso vai ajudar a desenvolver a fala do menino. Até os 4 anos de idade, eles precisam mastigar mesmo para trabalhar a fala e a  acertar a mordida. Com isso, dar alimentos mais durinhos pode ajudar. Por isso é bom dar maça, que ajuda a fazer a higiene da boquinha, carnes mais durinhas para forçar a mastigação também. Outra coisa que ela recomendou são as barrinhas de cereais. Podem ajudar bastante na mastigação e são ricas em fibras que são bacanas para o intestino.

Aproveitei a oportunidade e chamei a minha mãe para ouvir a explicação da dentista. Achei bastante esclarecedora. Aqui em casa evitamos muitas coisas. Raramente ele come porcarias, mas tenho uma certa dificuldade para fazer quem está próximo dele entender isso. O problema não é dar uma vez. A questão é que algumas pessoas oferecem isso para ele constantemente e isso, sinceramente, torra a paciência. 

O Gael ficou na sala e mesmo fazendo de desentendido ouviu cada palavra da dentista. A prova veio 3 dias depois. Sexta-feira.

Abro a porta de casa e tem uma caixa de bombons na mesa. Vejo que a formiga número 1, que chamo de pai da criança, já detonou boa parte do açúcar que estava dentro dela. Vejo o menino brincando em volta da mesa e pergunto:

- Filhote, quer um bombom. (Tava lá na cara dele. Fiquei com dó dele não comer, mas quero deixar claro que quase nunca mesmo dou qualquer coisa do tipo pra ele)

- Não, mãe. A tia disse que não pode.

-Uai, filho. Só um. A mamãe dá um chocolate pra você. Não tem proble...

Ele me corta antes de terminar.

- Mãe, a tia disse que não pode por causa do meu dentinho.

O pai do menino grita da sala:

- Ele não quer. Pode parar de insistir!

Conclusões: 

1. É interessante levar o menino ao dentista!
2. É interessante trazer a dentista pra morar na sua casa? (Cara, que poder! A mulher fala uma vez, ele nem presta atenção direito e recusa um chocolate. Isso é muito sério.)
3. É interessante se mudar para o consultório da dentista para fazer o menino obedecer todas as outras regras da casa???????????

Talvez....

Beijos

2 comentários :

  1. Adorei seu blog Gabi. Os nomes dos meninos são lindos!!! Semana passada tmb levei Alice ao dentista e ela está com dentinho lascado, mas fora isso é só caprichar mais na escovação. Bjssss

    ResponderExcluir
  2. Tathy, brigada! Valeu pela dica! beijos

    ResponderExcluir