quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Regras de etiqueta - A escolha do nome do bebê


Quando era adolescente escolhi o nome dos meus filhos. Eram nomes que eu simplesmente adorava e que segundo a minha pessoa, eram a cara dos meus futuros filhos. Felipe era o nome do menino e a menina se chamaria Maria Luisa.

Mas quando o assunto é fazer filhos há sempre um pequeno detalhe na pauta, talvez o mais importante. Não dá pra fazer isso sozinha e provavelmente essa criaturinha terá um pai. Ausente ou presente, é alguém que talvez gostará de fazer parte disso. No meu caso, o pai é bem presente e jamais abriria mão de participar dessa escolha.

Então, se eu tinha 15 anos quando escolhi o nome dos meus filhos, só aos 25 tive uma oportunidade real  de começar a discutir esse assunto. Gael não é um nome comum, mas é um nome que eu e meu marido gostamos bastante. 

Depois de descobrir o sexo do meu filho lá pelas 20 semanas, poder chamar a barriga por um nome foi bem legal. Mas desde então, convivemos com várias reações em relação a isso.

Desde já também quero avisar as mamães que, assim como eu, resolveram colocar um nome diferente no filho que a luta não acaba, mirmã. É pra sempre que a gente vai ter que responder várias perguntas e conviver com as seguintes respostas:


1.  MAS SIGNIFICA O QUE?!

Bom, não interessa o que o nome significa. Você deve ser bem educado na hora de combinar essa pergunta com a expressão do seu rosto. Mesmo que um nome tenha um significado bíblico ou não, isso não significa que a pessoa pode estar destinada a uma coisa só, pelo resto da vida. Cuidado e não jogue um peso de algo quando, principalmente, nem os seus pais escolheram seu nome pelo significado.

2. DIFERENTE...

Na boa, todas as vezes que alguém disse "diferente" para o nome do meu filho foi com um certo ar de estranheza.  Por favor, seja educado. Mesmo que você nunca tenha ouvido falar do nome, lembre-se que aquilo representa os pais, o amor deles e é um presente muito especial para os filhos que eles querem dar.


3. MAS EU ACHO QUE MELHOR SERIA...

Amigo, você não acha nada. Essa é uma decisão totalmente pessoal e intransferível. Se você tiver um nome legal em mente, claro, deve sugerir, mas com leveza, amor e dando totalmente liberdade para as pessoas que realmente precisam tomar essa decisão,  que tomem livremente. E por favor, não fique com raiva se eles não escolheram o que você acha lindo.

Fui clara?!rs

beijos

Nenhum comentário :

Postar um comentário