segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Leitura: Como estimular seu filho a ler

Contando histórias para os amigos
O Gael sempre gostou de livros. Gostar não significa ler. Gostar é fingir que saber ler, riscar e rasgar as páginas. Gostar meio diferente,né?! Mas que gosta, ele gosta. Diante disso, fui atrás de algumas dicas que podem ajudar a estimulá-lo sempre a gostar e a se familiarizar com o mundo da leitura. Essas recomendações eu tirei de um livro chamado Filhos da Sociedade Brasileira de Pediatria. Essas dicas são para o período chamado de escolar que é dos 6 aos 10 anos de idade, mas acredito que muitas delas servem mesmo para os mais pequenos. Bom proveito:

Como estimular seu filho a ler:

1. Procure dar exemplo, permitindo que a criança o veja lendo.

2. Ler para seu filho. Seguem algumas dicas para esse momento:

- no início, dê preferências para os livros pelos quais ele se interessa e, aos poucos, comece a propor leituras também;

- se ele ainda não está habituado com os momentos de leitura, procure iniciar com histórias mais curtas e bastante ilustradas. Após a familiarização à contação de histórias, as narrativas podem ficar mais longas;

- deixe-o fantasiar sobre a história, comente as ilustrações, antecipe acontecimentos, questione decisões dos personagens e estabeleça relações entre as narrativas e o dia a dia.

- após o término da história, procure discuti-la, dando oportunidade para ele opinar sobre o que leu.

3. Selecione obras que sejam adequadas para a faixa etária. Caso ele sinta medo de algum acontecimento da história, não o force a continuar, se ele desejar, deixe que interrompa a leitura. Após alguns meses, apresente a narrativa novamente para ver se ela já aceita. Contudo, medos exagerados devem ser verificados quanto às causas, não são normais no escolar.

4. Habituá-lo a ler um pouco todos os dias. Como ele normalmente já está alfabetizado nessa faixa etária, estimule-o também a ler sozinho e ajude-o nos trechos em que tiver dificuldade.

5. Conversar sobre o que você ou ele está lendo.

6. Fazer passeios em livrarias e bibliotecas, deixando que escolha e manuseie os livros pelos quais se interessa.

7. Aos poucos, procure montar uma pequena biblioteca em casa com os livros preferidos e deixe que ele tenha livre acesso a eles e os leia no momento que desejar.

8.Dar livros de presente também pode ser um ótimo estímulo à leitura.

Clicando AQUI você pode acessar na página da Crescer os 30 melhores livros de 2010. Vale a pena ler para ter opções.

Fica a dica, pessoas.

Beijos

Nenhum comentário :

Postar um comentário