segunda-feira, 18 de julho de 2011

Voltando ao trabalho ( e tentando não surtar)


Para muitas e quase todas as mães, a hora de voltar ao trabalho é um momento tenso. Além das questões que envolvem os cuidados com o bebê, a mãe também precisa cuidar dela, dos seus sentimentos e do se dedicar a uma atividade quando, na verdade, algumas gostariam ainda de passar muito mais horas com o seu filhote. Pensando nisso, conversei com a especialista em psicologia infantil, Mariana Siqueira, para tentarmos ajudar as mamães daqui do blog a enfrentar a volta ao trabalho com mais tranquilidade.

SECRETO INSTANTE: Por que as mães, geralmente, entram em crise quando precisam voltar a trabalhar?

Mariana: Na verdade, as mães após o nascimento do filho entram em outro estilo de vida, se dedicam exclusivamente ao pequeno e parecem esquecer, mesmo que temporariamente de outras coisas, como o trabalho por exemplo. Elas ficam em torno de 4 a 6 meses envoltas com a sua nova rotina e quando chega a hora de voltar ao trabalho é muito comum elas sofrerem por essa separação, por acharem que ninguém saberá cuidar melhor da sua cria como ela mesmo.

SECRETO INSTANTE: Como elas devem agir com os bebês para não tornar a ausência mais difícil do que já é?

Mariana: Essas recentes mamães, mesmo estando em casa, devem, no último mês antecedente a volta ao trabalho, já começar a alternar os cuidados ao bebê com a pessoa que ficará com ele quando ela se ausentar. Podem aproveitar esse período para ensinar essa pessoa como ela gosta de que cuide do bebê e é o período ideal para o bebê começar a se adaptar com essa pessoa também. A mamãe pode deixar alguns banhos por conta dessa pessoa, algumas sonecas e outras coisas da rotina do bebê. Outra coisa importantíssima é o desmame, que também deve ser programado com certa antecedência para que não seja tão traumático para o bebê ficar sem o mamar, que é uma das horas mais prazerosas para eles.

SECRETO INSTANTE: O que elas mesmas precisam entender sobre esse período de transição?

Mariana: É muito importante que essas mamães não fiquem remoendo esse sentimento de separação, o bebê irá sentir todo o clima ao redor dele e se sua mamãe não se sente segura em deixá-lo com outra pessoa, isso não será favorável para ninguém, principalmente para a mãe e para o bebê. Essa será a primeira separação de várias, que a mamãe e seu filho sofrerão ao longo da vida. Depois vem a hora do primeiro dia da escola, a primeira dormida na casa do coleguinha, a primeira viagem sozinho e etc. Então, é essencial ter em mente que o bebê ficará bem e que essa separação é temporária. Quando chegar do trabalho o bebê estará em casa esperando pela mamãe e ficará muito mais feliz ao perceber um clima de tranquilidade e segurança que chega junto com essa mãe.

SECRETO INSTANTE: Como ficar bem e não enlouquecer quem esta cuidando do bebê?

Mariana: A primeira coisa é confiar em quem está com seu filho, se não existir confiança a relação já começou errada, pois a mãe nunca estará tranquila e muito possivelmente enlouquecerá. Outra coisa importante e ter em mente que ninguém é igual a você, mas isso não significa que isso seja melhor ou pior, só porque aquela pessoa que cuida do seu filho não faz as coisas exatamente como você, não significa que isso seja ruim é apenas o jeito dela. Então, desde já, deve-se aceitar as diferenças e deixar essa pessoa à vontade e tranquila para cuidar desse bebê com todo carinho. Pressionar a babá, a vovó ou cobrar coisas demais só vai gerar um clima de insatisfação de ambas as partes e novamente o parte prejudicada será somente o bebê. Logo, todos que estão envolvidos com os cuidados com o bebê, devem estar abertos ao diálogo sincero, lembre-se que diálogo é uma troca e não apenas uma parte ( no caso a mamãe) tentar impor as suas vontades a qualquer custo.



Mariana Siqueira é psicóloga infantil e atende na Clínica Anahata, em Brasília.O telefone da Clínica é (61)3032-6966

Nenhum comentário :

Postar um comentário