terça-feira, 20 de setembro de 2011

Dessa vez vai ser diferente...ou não?!


Ter um filho é lindo! Você se sente ótima, rodeada de amor, plena, ansiosa apenas pelo seu bebê. O resto é resto e quase tudo fica para depois. Depois....

Depois pode ser para o bebê número 2. Ao contrário de toda a alegria na gravidez do Gael um ser que eu desconhecia nasceu em mim. Um ser que sente bastante enjoo. Enjoo quando acorda, enjoo quando come, enjoo quando descome, enjoo da vida e totalmente sem paciência para pessoas enjooadas. Sim, pessoas me enjoam também.

Não, não é bonito falar isso não. O problema é que é verdade. Tá tudo aqui aflorado em mim. Existir tem me dado enjoo.

Segundo especialistas, Os enjoos na gravidez normalmente surgem na 5ª ou 6ª semanas, durando, geralmente, até a 12ª semana, data que marca o início do 2º trimestre de gestação. mas existem mulheres que ainda experimentam as náuseas até a 18ª semana, época em que 90% das gestantes já não apresentam mais essas queixas. E ainda há cerca de 10%  das mulheres que mantêm os enjoos durante períodos mais avançados da gravidez, chegando até o 3º trimestre.

O enjoo não tem ainda uma "causa" cientifíca provada. o que se sabe é que Se sua mãe teve enjoo, você também terá chances de ter esse tal desconforto. É isso.  Não dá para evitar, nem fazer escândalo e nem reclamar.  O que você pode tentar é diminuir a cara de doente e tocar a bola pra frente com algumas medidas bem simples. 


Li no site da Crescer  que o mal-estar geralmente aparece entre o segundo e o terceiro mês, com mais intensidade durante as manhãs. Isso é por que a grávida acorda enjoada e fica muito tempo sem comer durante a noite – e não pode ficar em jejum. Por isso, a dica é que quando acordar, tome café da manhã antes de escovar os dentes, porque a água fria aumenta o enjoo.

Outra dica é comer várias vezes por dia em poucas quantidades. Comer uma fruta, segundo a matéria,  no intervalo das refeições ajuda a amenizar o mal-estar. Também é importante evitar alimentos pesados, como fritura, ou os muito temperados e de difícil digestão.

Aqui você pode conferir as melhores frutas para você comer entre as refeições:

Frutas indicadas:
abacaxi, kiwi, laranja, limão e água-de-coco.

Frutas contraindicadas:
banana, manga, abacate, fruta-do-conde, graviola e pêssego.

Eu acrescento ainda uma outra coisa: Chupar gelo, dindin, picolé ou alguma coisinha gelada que, pelo menos, na hora dá uma amenizada.

Por último, tenha fé. Isso vai passar. Somente faz parte do processo pra você ter, em breve, um bebê lindo e gostoso no seu braço.

beijos

Nenhum comentário :

Postar um comentário